As tintas são elementos fundamentais para a indústria gráfica, apenas com produtos de ótima qualidade é possível entregar resultados com excelência ao mercado de impressão.
A Cyan preza pela qualidade em todo o seu processo produtivo de tintas, utilizando equipamentos tecnológicos no decorrer de todos os processos de desenvolvimento, produção e inspeção de qualidade.
E a Cyan se preocupa com o elo final da cadeia de produção desde a concepção de um novo produto. Por isso, o nosso maior foco está em entregar as melhores tintas ao mercado gráfico.
E a partir deste compromisso, confira quais são os 5 principais equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia na indústria de tintas, para garantir a qualidade dos nossos produtos.
5 equipamentos tecnológicos que a Cyan usa para garantir a qualidade de suas tintas
1. Cromatógrafo
A cromatografia gasosa é uma técnica de separação e análise de misturas de substâncias voláteis, como os solventes orgânicos. Nesta técnica, a amostra é vaporizada e introduzida em uma coluna, que vai separar os componentes de acordo, principalmente, da afinidade química da amostra com a coluna e com o ponto de fulgor da amostra.
Esse é um equipamento essencial no controle de qualidade de solventes, além de auxiliar na inspeção de retenção de solventes em embalagens impressas.
2. Espectrofotômetro
Os espectrofotômetros são equipamentos utilizados, principalmente, para medir e avaliar as cores das tintas aplicadas.
De forma simplificada, esses equipamentos incidem uma luz sobre a superfície que está sendo medida, e avalia a refletância dessa luz nas lentes do aparelho. Dessa forma, é possível traçar uma “identidade” da cor, através da curva de refletância em cada região do espectro visível, além de medir diversas outras características como densidade tonal, opacidade, força tintorial, entre outros.
3. Titulador Karl Fischer
O titulador Karl Fischer é basicamente um medidor do percentual de água em determinada mistura.
Umidade é um problema recorrente no processo de impressão. As tintas à base de solventes são incompatíveis com água, portanto a presença de umidade é completamente indesejada.
Utilizamos esse equipamento para garantir que as matérias primas recebidas e os produtos que saiam da fábrica estejam livres de contaminação com água.
4. Dinamômetro
O dinamômetro é um aparelho imprescindível para a indústria de plásticos, sendo um importante controle de qualidade da extrusão de filmes.
Porém ele ganha ainda mais importância quando se trata de embalagens laminadas, para aferição de força de laminação. Para a indústria de tintas, esta é uma aplicação importantíssima no desenvolvimento de tintas para laminação, além de servir como um suporte ao cliente em casos de investigação de dificuldades.
5. Aparelho de COF
O COF, sigla em inglês para Coefficient Of Friction (Coeficiente De Fricção) pode ser interpretada como a resistência ao deslizamento de uma superfície.
Para a indústria de embalagens, essa característica é de extrema importância. Por exemplo, para situações de empilhamento de embalagens em pallets, em que caso se tenha um COF baixo, pode ocorrer o deslizamento da pilha. Ou no caso de empacotamento/rotulagem em esteiras, caso o COF esteja alto, o equipamento pode puxar mais de um filme por vez, ou até mesmo rasgar embalagens por conta do atrito.
Pensou em tintas de impressão, pensou em Cyan
A Cyan Tintas e Vernizes possui vasta experiência no mercado internacional de soluções gráficas, de flexografia e rotogravura.
Aqui, trabalhamos como parceira do seu negócio, fornecendo produtos testados e aprovados com todo o rigor e qualidade que você precisa. Afinal, aqui você encontra os melhores itens para impressão, incluindo:
- tintas;
- solventes;
- vernizes;
- diversos produtos auxiliares de impressão.
Conheça os produtos da Cyan acessando nosso site e acompanhando as nossas redes sociais. Até o próximo conteúdo!